A convite da Embaixada da Alemanha em Oslo, o escultor Filipe Mirante, juntamente com a responsável cultural Frauke Silberberg, organizou um workshop de escultura para crianças e jovens no jardim da Embaixada da Alemanha. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar as suas obras feitas em ytong e gesso às suas famílias e amigos numa festa de encerramento bem sucedida.
Férias da Páscoa diferentes: Esse foi o lema para 28 crianças do conselho de Nierstein-Oppenheim, Alemanh, que participaram na oficina de escultura com Filipe Mirante. Em cooperação com o conselho o escultor organizou um programa de férias no qual os jovens artistas aprenderam a utilizar ferramentas e a trabalhar o Ytong. Tanto as crianças como o escultor se divertiram muito trabalhando juntos.
Em cooperação com Otto Schaffner e Filipe Mirante, alunos do 12º ano da escola Bertha-von-Suttner em Mörfelden-Walldorf, Alemanha, criaram uma escultura de cerca de 6 m de altura feita em ferro e mármore. O projecto foi criado ao longo de várias semanas, durante as quais os alunos aprenderam a manusear diferentes materiais e ferramentas.
Em Maio de 2011, a obra de arte foi colocada no relvado em frente à entrada principal da escola, em frente à ciclovia que liga as cidades de Mörfelden e Walldorf.
Esta "Mão da Amizade" de betão celular, com cerca de 250 cm de altura, foi criada nas aulas de arte dos alunos da classe de integração 4a da escola Bürgermeister-Klingler em Mörfelden, Alemanha, em cooperação com o professor da classe e o escultor Filipe Mirante. Os próprios alunos escolheram a mão como um símbolo de tolerância. Em Maio de 2011 a mão foi colocada e inaugurada na paisagem de movimento da escola.
Em colaboração com a cidade de Mörfelden-Walldorf, Filipe Mirante criou o percurso de escultura entre Mörfelden e Walldorf. A ciclovia entre as duas cidades foi enriquecida com esculturas de alguns artistas conhecidos.
Por ocasião do 25º aniversário do distrito de Limburg-Weilburg Filipe Mirante organizou em cooperação com o distrito um simpósio de escultores no qual participaram 9 escultores alemães e portuguêses. Durante quase 4 semanas viveram e trabalharam juntos no estúdio de Filipe Mirante e criaram obras em mármore muito diferentes, apesar de serem feitas no mesmo material. Quase todas as obras encontraram o seu local no distrito de Limburg-Weilburg. Durante o simpósio, os habitantes do distrito tiveram a oportunidade de observar os artistas no seu trabalho e de fazer perguntas. Algumas turmas da escola também visitaram os artistas. As obras foram apresentadas na festa de encerramento, para a qual todos os cidadãos do distrito foram convidados. Associações alemãs e portuguesas da região participaram no sucesso deste evento único com contributos gastronómicos e culturais.